A gente sabe que o exercício promove o bem-estar. Mas como começar?
- Básico 365
- 9 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.

É comprovado que o aumento da atividade física melhora o humor, os níveis de energia e promove um sono de qualidade. Não custa relembrar as razões pelas quais a atividade física pode ser boa para o bem-estar psicológico:
O exercício físico diminui os hormônios do estresse
O exercício físico diminui os hormônios do estresse, como o cortisol. Também aumenta as endorfinas, substâncias químicas que fazem o seu corpo se sentir bem, dando um impulso natural ao seu humor.
A atividade física distrai você de pensamentos e emoções negativas
Ela pode tirar sua mente dos problemas e redirecioná-la para a atividade em questão ou levá-lo a um estado zen.
O exercício físico promove a confiança
Ele pode ajudar você a perder peso, tonificar o corpo e manter um brilho saudável e um sorriso. Você pode sentir uma melhora sutil, mas significativa, no seu humor, à medida que suas roupas ficam mais elegantes e você transmite uma aura de força aumentada.
O exercício pode ser uma boa fonte de apoio social
Os benefícios do apoio social são bem documentados, e muitas atividades físicas também podem ser atividades sociais. Exercitar-se com outras pessoas pode lhe proporcionar uma dose dupla de alívio do estresse.
Uma melhor saúde física pode significar uma melhor saúde mental
Embora o estresse possa causar doenças, doenças também podem causar estresse. Melhorar sua saúde geral e longevidade com exercícios pode lhe poupar muito estresse a curto prazo (fortalecendo sua imunidade a resfriados, gripes e outras doenças leves) e a longo prazo (ajudando você a se manter saudável por mais tempo e, consequentemente, a aproveitar mais a vida).
O exercício físico proporciona uma proteção contra o estresse
A atividade física pode estar associada a uma menor reatividade fisiológica ao estresse. Em termos simples, aqueles que se exercitam mais podem ser menos afetados pelo estresse que enfrentam. Portanto, além de todos os outros benefícios, o exercício físico pode fornecer alguma imunidade contra o estresse futuro, bem como uma maneira de lidar com o estresse atual.
Então, mãos à obra! Aqui algumas dicas para começar e manter seu plano de exercícios:
Não exagere
Tenha cuidado para não se esforçar ao extremo no início, pois isso pode levar a lesões físicas. Lembre-se de que o exercício pode ser divertido e ajudar a melhorar seu humor e ansiedade, mas não deve causar problemas físicos. Comece devagar e aumente gradualmente seus treinos ao longo do tempo.
Comprometa-se com seu plano de exercícios
De executivos estressados a pais exaustos que ficam em casa, todos estão ocupados. Reservar um tempo para se exercitar significa que você priorizou sua saúde e bem-estar. Pode levar algum tempo até que você perceba melhora nos seus sintomas. Para obter os melhores resultados, seja paciente e consistente com seu programa de exercícios.
Saiba que sua motivação pode mudar em diferentes estágios do seu plano de exercícios
Não é incomum que o entusiasmo inicial diminua com o tempo. Mudar um pouco sua rotina ou encontrar novas opções de exercícios pode ajudar. Por exemplo, se você está ficando entediado com a esteira da academia local, experimente caminhar na região ou participar de um grupo de trilhas. Essas opções alternativas também podem ter o benefício adicional de ajudar você a socializar enquanto se exercita.
Continue experimentando
Experimente estratégias diferentes para descobrir a que funciona melhor para você. Se você tem dificuldade para se exercitar logo de manhã, tente se exercitar à tarde. Ou, se você perceber que tem medo de ir à academia, tente se exercitar ao ar livre. Continue experimentando até encontrar algo que você provavelmente manterá. Confie no processo. Lembrando que a Básico365 está sempre do teu lado para te inspirar a criar novas histórias. Foto: Greg Rosenke na Unsplash