Dan Buettner, da National Geographic, viajou pelo mundo para identificar os lugares do mundo com a maior população de pessoas que vivem acima dos 100 anos de idade. Ele apelidou esses lugares de "zonas azuis".
As Zonas Azuis estão localizadas na Sardenha, uma ilha italiana no Mar Mediterrâneo, na Península de Nicoya, na Costa Rica, em Ikaria, na Grécia, em uma comunidade de adventistas do sétimo dia em Loma Linda, na Califórnia e em Okinawa, no Japão. Confira os segredos da longevidade dos moradores destas zonas azuis:
1. Mova-se naturalmente: Os benefícios do exercício regular são aparentemente intermináveis. A atividade física aumenta a perda de peso, melhora o humor e muito mais, mas você não precisa ir para a academia ou correr uma maratona para colher esses benefícios. Em vez disso, os moradores das zonas azuis permitem que seus ambientes os ajudem a se mover no jardim, caminhar na rua, fazer atividades de casa como lavar pratos e muito mais.
2. Propósito: Vamos ser sinceros - a rotina do seu dia-a-dia pode ser cansativa e até um pouco chata. Felizmente, algo tão simples quanto encontrar seu senso de propósito pode adicionar até sete anos à sua vida. E isso não é tudo - um objetivo sensorial pode melhorar a saúde do coração e proteger o cérebro contra doenças.
3. Estresse - Nem todo o estresse é ruim, mas o estresse crônico pode afetar sua saúde, levando a condições como depressão, pressão alta e doenças cardíacas. Os sardos, por exemplo, desfrutam do happy hour para relaxar, enquanto os ikarianos tiram uma soneca. Se você estiver estressado, dê um passeio, tente meditar ou passe tempo com sua família e amigos.
4. Regra de 80 por cento: Cerca de dois terços dos adultos americanos são considerados com sobrepeso ou obesidade. O excesso de peso está associado a taxas mais altas de diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer, os quais perdem anos de vida. Você não precisa cortar suas porções para ser "saudável", mas também não deve se encher. Para uma vida mais longa, coma até que o estômago esteja 80% cheio - você não deve sentir fome, mas também não deve necessariamente estar cheio.
5. Alimentação: As dietas à base de plantas são populares nas zonas azuis, mas você não precisa morar nessas regiões para colher os benefícios de uma dieta rica em vegetais. Em média, as pessoas nas zonas azuis comem cinco pequenas porções de carne, principalmente carne de porco, por mês. Em vez de comer carne, eles carregam seus pratos com proteínas vegetais, como feijão e lentilha. Pessoas que comem menos carne têm taxas mais baixas de doenças cardíacas, a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos.
6. Vinho às cinco: Você é amante de um coquetel noturno? Bem, você está com sorte! Beber moderadamente - classificado como uma bebida diária para mulheres e duas para homens - tem sido associada à longevidade. Estudos sugerem que os bebedores moderados vivem mais do que aqueles que bebem mais e até mesmo aqueles que não bebem.
7. Pertencimento: A fé é uma parte importante da vida nas zonas azuis, independentemente da denominação. Os membros de comunidades baseadas na fé - um grupo de indivíduos que se une em torno de uma crença religiosa ou espiritual específica - que assistiram aos cultos quatro vezes por mês podem esperar acrescentar entre quatro e 14 anos à sua vida.
8. Os entes queridos primeiro: Aqueles com famílias unidas podem estar destinados a viver mais tempo. Os membros mais bem-sucedidos dessas zonas azuis são casados - o que pode aumentar sua expectativa de vida em três anos - viva perto de pais e avós idosos e invista tempo em seus filhos.
9. Tribo Certa: O palestrante motivacional Jim Rohn declarou: "Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo". Pesquisas sugerem que ele pode estar certo. Veja os okinawanos, por exemplo, que criam pequenos grupos - chamados moais - comprometidos um com o outro por toda a vida e tendem a compartilhar os mesmos comportamentos saudáveis. Passar tempo com pessoas que fumam, são infelizes ou têm hábitos alimentares pouco saudáveis aumentará a probabilidade de você fazer o mesmo.