Os brasileiros têm cerca de 160 milhões de pets, a maioria cachorros (62 milhões) e gatos (30 milhões), de acordo com dados do Instituto Pet Brasil, que reúne diversas empresas de produtos para animais.
É a terceira maior população de animais de estimação do mundo, superada apenas pela China e pelos Estados Unidos. Além disso, os cães e gatos ultrapassam em muito a população de crianças menores de 14 anos no país, que é de cerca de 40 milhões, segundo o Instituto.
E eles ajudam para a melhora da nossa saúde
A convivência com os pets tem se mostrado uma verdadeira fonte de benefícios para a saúde humana. Mais do que simples companheiros, cães, gatos e outros animais de estimação desempenham um papel significativo na melhoria do bem-estar físico e emocional de seus tutores.
Pessoas com animais de estimação frequentemente experimentam maiores benefícios à saúde do que aquelas sem, e esses benefícios não se limitam apenas a tutores de cães ou gatos. Se você é alérgico a esses animais ou possui espaço limitado, por exemplo, um coelho pode ser ideal, oferecendo a companhia de um amigo peludo. Até mesmo observar peixes em um aquário pode ajudar a reduzir a tensão muscular e diminuir a frequência cardíaca, sabia?
Pois é! Animais de estimação não apenas proporcionam alegria e amor incondicional, mas também contribuem consideravelmente para a saúde e o bem-estar de seus tutores, independentemente de suas necessidades ou limitações.
E quais os benefícios na atividade física?
Os cães podem ser grandes incentivadores de atividade física, já que as caminhadas e brincadeiras ao ar livre são formas de interação entre o tutor e seu cão. Eles necessitam de exercícios regulares para manter sua saúde física e mental e precisam gastar energia, explorar o ambiente e socializar com outros cães. Essa necessidade se traduz em um convite diário para os tutores se movimentarem.
As caminhadas com cães ajudam a melhorar a resistência cardiovascular, fortalecer músculos e ossos, além de promover a saúde geral, representando uma excelente forma de exercício aeróbico. Adicionalmente, oferecem oportunidades para os tutores aproveitarem o ar fresco e a luz solar, o que é benéfico para a produção de vitamina D e para a regulação do humor.
Essas atividades ajudam a controlar o peso corporal, prevenindo o sobrepeso e a obesidade, que são fatores de risco para uma série de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e a hipertensão. Manter um peso saudável é importante para reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a saúde geral. Estudos indicam que donos de cães têm 34% mais probabilidade de alcançar os níveis recomendados de atividade física diária.
A prática regular de exercícios ainda pode melhorar a coordenação motora e a flexibilidade dos tutores. Atividades como jogar bola, correr e brincar com brinquedos exigem movimentos variados que auxiliam na mobilidade e na agilidade.
Além das atividades físicas, a interação calma e afetuosa com um pet, como acariciá-lo, pode causar efeitos relaxantes expressivos. Fazer carinho em um animal de estimação tem sido associado à redução da pressão arterial. Isso ocorre porque essa interação diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta a produção de ocitocina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e relaxamento.
A prática pode ser particularmente benéfica para pessoas que possuem hipertensão. Momentos de interação com os animais podem ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de eventos cardiovasculares adversos, como ataques cardíacos e derrames.
E os benefícios na saúde mental?
A interação carinhosa com cães ou gatos estimula a produção de endorfinas, hormônios conhecidos por promover a sensação de prazer e bem-estar. A produção de endorfinas ocorre durante atividades físicas, como caminhadas e brincadeiras, bem como durante momentos de carinho e interação. Isso gera um impacto positivo no humor dos tutores, ajudando a combater sintomas de depressão e ansiedade.
Outro benefício a ser destacado é a oportunidade de socialização que caminhadas em parques e áreas públicas promovem. Esse espaço possibilita o contato entre os tutores com outros donos de animais, facilitando a formação de novas amizades e a expansão das redes sociais, fator fundamental para a saúde mental e emocional.
Não podemos deixar de fora um benefício primordial que um animal de estimação pode proporcionar: o senso de propósito e companheirismo. A presença constante e o carinho incondicional de um animal podem fornecer apoio emocional e aumentar a sensação de pertencimento e conexão. Fonte: blog Sabin e Instituto Pet Brasil